Saiba o que é a taxa Selic

8 de novembro de 2021 - Por: Gabrielle Tesser Gugel,

Saiba o que é a taxa Selic

A Selic é, por definição, o valor averiguado nas operações de empréstimos de um dia entre os bancos que usam títulos públicos federais como garantia. O nome vem de “Sistema Especial de Liquidação e de Custódia”, o sistema no qual são operados esses títulos. A taxa média dos financiamentos verificada nesse sistema corresponde à taxa Selic.

A taxa básica de juros, a Selic, subiu de 5,25% para 6,2% ao ano, segundo decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central. A Selic é usada como uma ferramenta para tentar controlar a inflação, pois a alta ou queda dos juros influencia o consumo das famílias e a tomada de crédito no país.

A Selic tem influência em todas as taxas de juros do país, Quando o BC altera a meta da Selic para baixo, a rentabilidade dos títulos atrelados a ela cai e, com isso, o custo dos bancos também diminui. Assim, uma redução da Selic, por exemplo, deve fazer com que os juros cobrados pelas instituições financeiras em empréstimos também caiam. O contrário ocorre quando a Selic sobe: o custo dos bancos sobe e eles passam a cobrar mais pelos empréstimos.

A Selic influencia diretamente no custo de captação, ou seja, quanto os bancos pagam para conseguir levantar dinheiro para emprestar, mas ela representa apenas uma parte dos juros cobrados pelos bancos. Os bancos também embutem nas taxas o risco de calote, os impostos e compulsórios [dinheiro que fica retido pelo BC], despesas administrativas e, sim, sua margem de lucro..

Fonte: Uol

#MartiniNews #MartiniAdvogados #escritoriodeadvocacia #advogadas #direitos #estudaquepassa #advocaciatrabalhista #oab #advogando #advocaciaporamor #advocacia #direito #advogado